domingo, abril 30, 2006

Postal em aberto

Explorando as capacidades específicas deste meio — que está a gerar uma nova linguagem —, inauguro, aqui e agora, um novo tipo de postal: o postal em aberto. O objectivo é criar uma dinâmica interactiva, entre a comunidade blogosférica, que leve — quem estiver para aí virado — a partilhar informações e gostos, contribuindo para a construção de um postal.
Sempre me pareceu que os blogues têm qualquer coisa de futurista — no ritmo, na síntese, na tendência aforística — e de surrealista — na colagem de imagens e palavras retiradas de contextos diferentes. Possuirão estes, ainda, toda uma série de virtudes, a descobrir, que levarão ao aparecimento de novos movimentos artísticos.
A força deste novo meio de expressão está, precisamente, na possibilidade de criar uma nova forma de arte e comunicação (toda a arte sem comunicação é estéril). Para isto tudo — que não é missão fácil —, o ritmo, a plástica, as imagens, os sons, terão de ser diferentes; mais um vez, os criadores se vêem confrontados com novas ferramentas.
Testar as nossas Memórias, Valores e Ideias nesta linguagem emergente será a prova de fogo para apurar a intemporalidade dos mesmos; mas — mais além ainda —, conseguir criar uma nova Estética para a nossa Ética conduzirá à Vitória! Caso contrário, mais vale mudar de referências...
(O primeiro postal em aberto vai aparecer aqui em cima e é dedicado ao Manuel Azinhal. Usem, por favor, a caixa-de-comentários para participarem na sua construção).