terça-feira, março 14, 2006

Portugal estéril

Noutros Tempos, nascia-se e morria-se na mesma Casa. De lá se saía para dar a volta ao Mundo, mas lá se regressava sempre. Depois, voltava-se a saír para casar, mas retornava-se com netos — muitos! — para as Festas de Família; e, a Casa ia renascendo, geração após geração.
Agora, passa-se a vida de casa em casa, quais salta-pocinhas, sem rei nem roque, nem Filhos à vista. As Casas de Família deixaram de ser referências para as Terras e para os Bairros — o Povo ficou órfão dos Senhores das Terras e os Bairros perderam as suas mais dinâmicas e ilustres personagens.
Isto não é fantasia. É — desgraçadamente! — a realidade, nua e crua, e passa-se do Minho ao Bairro Alto. Em trinta gerações de Portugueses, contam-se hoje pelos dedos as Casas que atravessaram o Século XX nas mesmas Famílias; e, sem estas âncoras, as Comunidades abriram portas à desorganização e ao caos, substituindo o alto exemplo das Famílias Tradicionais pelas novas referências exóticas, sub-urbanas e pequeno-burguesas da televisão. É o fim.

2 Comments:

Blogger PlanetaTerra said...

///

"... É o fim."

--- É o fim... salvo seja...

--- O caminho a seguir... é... reivindicar o LEGÍTIMO Direito ao SEPARATISMO!...
[ http://divisao--50--50.blogspot.com/ ]


***********************************


ANEXO:
--- O MOVIMENTO TOLERANTE "PLANETA TERRA SIM! EXPLORAÇÃO AGRO-PECUÁRIA NÃO!" reivindica a DIVISÃO dos Países em dois espaços:
----------> 1) um ( 50% ) de Competição Global;
( nota: neste espaço os adeptos da Competição Global concretizam o Direito de ter o seu espaço no Planeta... );
-----------> 2) outro ( 50% ) de Reserva Natural;
( nota: o mundo deve possuir a capacidade de acolher quem é DIFERENTE... ( Todos Diferentes Todos Iguais!!! ) ... assim sendo, no espaço de Reserva Natural... os Nativos - que pretendem estar no Planeta, com CORAGEM e DETERMINAÇÃO, a Lutar pela Sobrevivência da sua Identidade - concretizam o Direito de ter o SEU espaço no Planeta!... )

///

7:15 da tarde  
Blogger Bic Laranja said...

Muito bem observado! Tem a sua lógica. Cumpts.

5:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home