sexta-feira, março 03, 2006

Revivalismos

Nas minhas novas andanças blogosféricas, dei de caras com uma onda revivalista no que diz respeito a antigos programas de televisão. Séries que passaram mais ou menos despercebidas, pois tinham apenas um target infanto-juvenil, foram, subitamente, elevadas à categoria de objectos de culto.
O mais curioso é que encontramos pessoas nas caixas-de-comentários a trocar opiniões — em tom nostálgico — sobre programas que teriam visto ao mesmo tempo (e sabe-se, psicologicamente, como a fruição de produtos culturais em grupo gera dinâmicas emocionais fortes), mas, na verdade, a convergência é pouco mais do que surrealista, na maior parte dos casos, pois as séries em causa têm sido repostas ao longo dos anos (a RTP existe desde 1957...), e, aquele momento, que parece único a muitos, foi repetido década após década — a preto e branco e a cores —, como no caso do «Bonanza»...
Assim, o dia em que me apaixonei pela Marion, dos «Pequenos Vagabundos», pode não ter sido sequer no mesmo ano em que aquele desconhecido confrade blogosférico padeceu do mesmo mal — por ser de geração muito diferente da minha...!

7 Comments:

Blogger Bic Laranja said...

Não é só aqui, é por todo lado; servirá para compensar um qualquer vazio actual? Cumpts.

7:24 da manhã  
Blogger Je maintiendrai said...

"Où sont les neiges d'antan..."

10:35 da manhã  
Blogger Mendo Ramires said...

Caro Bic Laranja: essa é que é essa!
Caro Je Maintiendrai: A 'nossa' Marion des Neiges engordou e é vendedora imobiliária no Canadá (verdade, verdadinha, aprendida numa caixinha-de-comentários de Miss Pearls)!

10:44 da manhã  
Blogger FSantos said...

Ah, a Marion!... A série já a comprei em DVD, ocasião para reviver as aventuras nas grutas, no castelo, o aviãozinho a motor... E a imagem televisiva de uma juventude corajosa, generosa, nada rasca...

10:50 da manhã  
Blogger pedro guedes said...

Xiii, o Bonanza! Eu via isso religiosamente com a minha Santa Avó, nas tardes do Banzão em que, logo a seguir ao almoço, era muito cedo para ir à praia.

3:57 da tarde  
Blogger Mendo Ramires said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

10:35 da tarde  
Blogger Mendo Ramires said...

Estavas Tu ainda a ver o «Bonanza» e eu a recuperar da noitada no «Maria Bolachas»...!
"Generation gap"!

10:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home