terça-feira, maio 30, 2006

Algumas datas, figuras e factos, da longa noite escura...

Ditadura Militar
1926 — Revolução Nacional de 28 de Maio, a partir de um levantamento militar, conduzido pelo Marechal Gomes da Costa, contra a desordem admnistrativa, a crise económico-financeira, e o caos político-social.
Suspensão da actividade do Parlamento. Início da Ditadura Militar. Chefia de Estado do Marechal Gomes da Costa, que organiza um Governo.
1928 — António de Oliveira Salazar, Professor da Universidade de Coimbra, é nomeado Ministro das Finanças. O Marechal Carmona é eleito Presidente da República.
1930 — Publicação do Acto Colonial.
1932 — Salazar toma posse como Presidente do Conselho — Chefe de Governo ("1.º Ministro").

Estado Novo
1933 — Aprovação de uma nova Constituição, em plebiscito. Eleição da Assembleia Nacional ("Parlamento"). Fim da Ditadura Militar e início do Estado Novo — República Unitária Corporativa ("II República").
A lei fundamental é a Constituição de 1933 e o poder reside nos orgãos de soberania, que são: Chefe de Estado, Assembleia Nacional, Governo, Tribunais.
1934 — O Estatuto do Trabalho Nacional estabelece o Regime Corporativo, através da constituição dos Grémios, Sindicatos Nacionais e Casas do Povo.
1935 — Proibição dos partidos políticos e das associações secretas. Fundação da União Nacional. Reeleição do Marechal Carmona.
1936 — Apoio ao movimento nacionalista na Guerra Civil de Espanha. Fundação da Legião Portuguesa.
1939-1945 — Neutralidade de Portugal durante a II Guerra Mundial.
1940 — O Estado Português e a Santa Sé celebram o acordo da Concordata, pelo qual a Igreja vê reconhecida a posse dos seus bens e a Liberdade de Culto.
1940 (em diante) — Construção de estradas, portos, pontes, escolas (uma em cada povoação), estádios, e outros edifício públicos; planeamento urbanístico e paisagístico (em Lisboa, são exemplos: Bairros Sociais; Liceus; Universidade; Plano de Alvalade — da Alameda D. Afonso Henriques à Av. do Brasil, passando pelo Areeiro; Monsanto, etc) . Reorganização da Marinha e do Exército. Restauro dos Monumentos Nacionais. Fundação da Academia Portuguesa de História e da Academia Portuguesa de Belas-Artes.
1940 — Exposição do Mundo Português, para festejar o Oitavo Centenário da Fundação de Portugal e o Terceiro da sua Restauração.
1944 — Inauguração do Estádio Nacional.
1949 — Portugal é membro co-fundador da NATO.
Eleições presidenciais. Reeleição do Marechal Carmona.
1951 — Eleição do Marechal Craveiro Lopes, após a morte de Carmona.
1952 — Revisão Constitucional.
1953 — Início dos Planos de Fomento, que programam as políticas de desenvolvimento por períodos quinquenais.
1955 — Entrada de Portugal na ONU.
1958 — Eleições presidenciais. Eleição do Almirante Américo Tomaz.
1961 — Ocupação de Goa, Damão e Diu pela União Indiana. Início do terrorismo em Angola. Assalto ao paquete Santa Maria.
1963 — Início da guerrilha na Guiné.
Inauguração da Ponte da Arrábida, no Porto.
1964 — Início da guerrilha em Moçambique.
1966 — Inauguração da Ponte Salazar, em Lisboa.

1968 — Afastamento de Salazar da Presidência do Conselho, por doença. Marcelo Caetano, Chefe de Governo.
1969 — Inauguração do novo edifício da Biblioteca Nacional.
1974 — Golpe de Estado. Fim do Estado Novo.


Nota: Esta breve cronologia é só um ponto-de-partida (feita muito especialmente para os mais novos) e todos os dados complementares serão bem-vindos, aqui ou noutros blogues.