terça-feira, setembro 12, 2006

Há Vidas assim

Nesta época em que estão em voga as publicações de Biografias — e, para constatar esta moda ou modinha, basta passar de relance os olhos pelos escaparates, que ela salta bem à vista desarmada —, venho fazer uma sugestão de leitura. Empurrado por esta onda — há males que vêm por bem —, depois de ver tanta gente e gentinha que decidiu desatar a partilhar as suas memórias (a quem interessarão?...) e catadupas de biógrafos feitos a martelo a escrevinharem sobre figuras mais ou menos interessantes ou ilustres, tive necessidade de me refugiar na Vida , Pensamento e Obra de Homens que verdadeiramente contam.
Após uma revisão de Livros que se enquadram nesta categoria, e que teve o mérito de me fazer reorganizar as estantes, dei comigo a ler os Textos apresentados no «Colóquio sobre o Pensamento e a Obra de Afonso Botelho», co-realizado pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em Lisboa, no mês de Maio de 1997. Entre os Autores, encontram-se: António José de Brito, Henrique Barrilaro Ruas, João Bigotte Chorão, Pinharanda Gomes, António Braz Teixeira, António Telmo, Carlos H. do C. Silva, Paulo Borges, António Cândido Franco, Gonçalo Sampaio e Mello. O Volume conta ainda com inéditos de Afonso Botelho e uma preciosa Bibliografia (activa e passiva) do mesmo. Está tudo dito.
Para os interessados, aqui fica a ficha técnica: O Pensamento e a Obra de Afonso Botelho, Fundação Lusíada, Colecção Lusíada - Ensaios, n.º 32, Lisboa, 2005.
Nota: O Colóquio realizou-se em 1997 e não em 1987, como, por lapso, se tinha aqui, inicialmente, escrito.

4 Comments:

Blogger Mário Casa Nova Martins said...

Um livro importante, que desconhecíamos.
Se não fosse a blogosfera, neste caso A Ilustre Torre de Ramires, passaria despercebido, certamente já está nos 'fundos' das livrarias.

8:04 da manhã  
Blogger Mendo Ramires said...

Com sorte, ainda se encontra nas estantes de certas livrarias — ainda o outro dia o vi, na «Ponto de Encontro» do Saldanha, em Lisboa.
Saudações!

2:02 da tarde  
Blogger Mendo Ramires said...

A Biografia do Herói Português Henrique de Paiva Couceiro, por Vasco Pulido Valente, está (ainda)em todas as livrarias. Já disse o que tinha a dizer sobre o referido Livro, aí atrás — é só procurar nos arquivos, que não são vastos.

2:59 da manhã  
Blogger Je maintiendrai said...

E está porque o autor é o VPV, senão estava já nos baixos e nos alfarrabistas. Português? Monárquico? Herói, ainda por cima?

8:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home