sábado, julho 01, 2006

Um Herói Português

Acabei, agora mesmo, de ler a biografia de Henrique Paiva Couceiro escrita por Vasco Pulido Valente. O autor não resiste a tentar apoucar o Herói Português, aqui e ali.
No entanto, o livrinho tem méritos. A saber: É mais uma peça para a criação de hábitos editoriais — e de leitura — na difícil arte da biografia, género raro em Portugal, vá-se lá saber porquê; por falta de Homens interessantes não será, certamente. Por outro lado, se VPV demonstra maus fígados — fruto das libações perigosas?... — na análise que faz de certos episódios da Vida e Obra de Paiva Couceiro, até aí desperta no leitor vontade de aprofundar os conhecimentos sobre o eterno Capitão. Falo por mim.
Devo confessar que, na idade de descoberta e culto dos Heróis — Nacionais e outros —, sendo eu já Monárquico, nunca o coloquei no meu altar de Santos, Heróis e Sábios. Estranhamente, este livrinho deu-me uma enorme vontade de partir à (re)descoberta de Henrique de Paiva Couceiro: Homem superior — com todas as contradições inerentes a essa categoria —, de Fé profunda e Carácter férreo. Características estas caídas em desuso e que devem incomodar bastante os intelectuais a que temos direito, que são, no que diz respeito a Valores, pouco mais do que gelatina.
Leia-se, pois.